quinta-feira, 1 de outubro de 2009

NENHUM MINISTÉRIO VAI GANHAR O MUNDO SOZINHO


NENHUMA DENOMINAÇÃO RECEBEU ESSE CHAMADO DE
-- SOZINHA -- ALCANÇAR TODAS AS NAÇÕES PARA CRISTO



O assunto UNIDADE não é um modismo ou um vento passageiro assoprado no meio evangélico por algum grupo ou denominação, como já vimos acontecer em relação a outras manifestações. É um clamor intenso do coração do Senhor Jesus em relação à Igreja:

Quando lemos todo capítulo 17 de João, percebemos que o assunto central na oração de Senhor é a unidade do seu povo. Está claro que, se Jesus rogou tão fortemente pela unidade, então é certo que a importância dessa verdade é enorme. Entendemos nesse texto que a unidade não se encerra, mas tem um propósito central ao longo de toda esta Dispensação: "Para que o mundo (todas as nações) creia que tu me enviaste".

Somente através da unidade vamos conseguir alcançar todas as nações com o Evangelho. Os pés podem correr, mas, não têm olhos. A boca pode mastigar e falar bem, porém não pode ouvir. As mãos podem segurar com toda firmeza, mas não têm condição de perceber o cheiro das coisas. Enfim, existem tarefas que partes do corpo podem executar bem sozinhas, mas outras tarefas somente serão possíveis se todo o corpo trabalhar em unidade.

Nenhum ministério, por grandioso que seja, pode alcançar o mundo sozinho.
Nenhuma denominação recebeu esse chamado de – sozinha – alcançar todas as nações para Cristo.

Existem fortalezas que uma tribo sozinha não pode vencer. Como foi o caso dos jebuseus que habitaram na cidade de Jerusalém por muitas gerações e não houve nenhuma tribo que conseguisse vencê-los. A tribo de Judá até que tentou, mas não conseguiu (Josué 15: 63); a tribo de Benjamim também tentou, e igualmente não conseguiu vencer a fortaleza dos jebuseus (Juízes 1: 21). Passaram-se muitas gerações desde Josué até o reinado de Saul, porém os jebuseus continuavam habitando em Jerusalém, e aquela fortaleza estava mais firme do que nunca.

Somente no reinado de Davi aquela fortaleza foi derrubada e vencida. O que houve? O que Davi fez? Qual foi o seu segredo? No passado, as tribos de Israel enfrentaram aquela fortaleza isoladamente, como tribos. Porém Davi, naquele dia da vitória, convocou todo o povo de Israel, todas as tribos em unidade contra aquela fortaleza. A conquista tão sonhada por gerações só então se tornou realidade. "Partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus ... Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi" (I Crônicas 11 :4,5).

Uma denominação pode alcançar milhões de vidas para Cristo, mas o mundo só poderá ser alcançado através da unidade das "tribos" do Senhor. Quantas fortalezas contrárias ao Evangelho têm permanecido de pé e crescem no mundo por várias gerações! De cada cinco pessoas no mundo, uma é muçulmana. Por quê? Por que tantas gerações na Igreja se passaram e essas fortalezas permanecem de pé e fortes?

Veja bem, a igreja nunca teve tantos recursos materiais como hoje. Ela tem redes de televisão, emissoras de rádio, gráficas, aviões, navios, carros; contudo, quantos bilhões de pessoas ainda não sabem quem é Jesus?

Na capital de Moçambique, a bela cidade de Maputo com mais de um milhão de habitantes e muito cosmopolita, uma pesquisa informal revela que mais de 16 por cento da população não sabem dizer quem é Jesus. Outros respondem que é “a mesma pessoa de Maomé, apenas com nome diferente”.

Triste, não? Por que bilhões de pessoas perecem sem saber quem é Jesus, se temos tudo nas mãos? Talvez alguns pensem que nos falta poder ou que precisamos de um avivamento. Eu creio que somente na unidade teremos tudo, pois é na união que o Senhor ordena a sua bênção e a sua vida para sempre. Salmo 133.3.
Às vezes eu fico pensando na oração de Jesus pela unidade: "... que todos sejam UM ... para que o mundo creia que tu me enviaste", e me pergunto: será que aquela oração caiu no esquecimento do Pai? Será que ela será atendida? Jesus faria algum pedido que não pudesse ser atendido ou que fosse desnecessário? Certamente não. Os céus e a terra serão e já estão sendo movidos... Todo empecilho será removido do caminho para que essa oração tenha resposta.

Unidade não é unificação das igrejas.
Na unificação todos têm que ser iguais.
Na unidade, as igrejas mantém suas características genéticas. A unidade é responsabilidade de todos e, principalmente, dos pastores. Eu creio que essa é a geração que vai anular as fortalezas organizadas para impedir que o mundo conheça Jesus. Creio que essa é a geração na qual as tribos serão resposta da oração do Senhor.

A unidade é um milagre que só é possível mediante um mover do poder de Deus, foi para isso acontecer que Jesus orou. Ele sabia disso. Então, vamos orar por esse motivo também. Vamos profetizar com muita força que essa é a geração da unidade, que vai tocar a todas as nações da terra!

Pastores, vamos orar e chorar uns pelos outros.Vamos lembrar, todos os dias, que somos um só corpo e o problema dos outros pastores é meu também, e que a queda deles é a nossa queda. E que a vitória deles também é nossa, porque somos um corpo só em Cristo.

Não vamos permitir que o engano do individualismo nos derrote, como se nada estivesse acontecendo. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e não passe desta geração a resposta da oração de Jesus: "Pai... que todos sejam UM para que o mundo creia que tu me enviaste".

Nenhum comentário:

Postar um comentário